Educação Infantil

A proposta pedagógica de ensino para a Educação Infantil esta comprometida com os diversos âmbitos de aprendizagem das crianças deste nível de ensino, fundamentando-se nas concepções que acreditam na construção do conhecimento de modo integrado e global, devendo buscar a interação entre diversos campos do saber e o cotidiano da criança comprometendo-se com a aprendizagem em situações orientadas, com a necessidade de interação, como fator de desenvolvimento e princípio de aprendizagem, e com a resolução dos problemas com as estratégias de relação com os componentes curriculares. Partindo destes elementos é baseada no sócio-interacionista e culturalista, gerando proximidade com as práticas sociais reais, que produz aprendizagem significativa e elabora condições para o trabalho com os conhecimentos prévios.

Partindo do conceito de que a criança tem um potencial a ser desenvolvido e que este se realiza pela ação, pelo contato, pela participação e interação com o mundo exterior, físico e social, são oferecidos á criança oportunidade de interação com os adultos e com as outras crianças, de manipulação e exploração de objetos, espaços e de vivência de situações que lhe provocaram respostas, o jogo e o brinquedo como forma de aprendizagens importantes a serem utilizadas com a criança, uma vez que articulam o conhecimento em relação ao mundo.

A Educação Infantil tem a função de realizar o máximo possível, de acordo com a idade, o ser da criança e, para tanto a ela compete propor todos os tipos de experiências que favoreças esse desenvolvimento, objetivando a formação de seres livres, autônomos, criativos e críticos, com isso devemos estimular a criatividade, a autonomia, a curiosidade, o senso crítico, o valor estético e cultural.

Sabemos que a criança pequena necessita de cuidados permanentes e que, com a entrada para a Escola, tem a possibilidade de conviver em um grupo social diferente da família e a oportunidade de desenvolver relações pessoais intensas com outras pessoas que não sejam seus pais. Assim sendo, nosso trabalho se organiza para que se crie um espaço, sem que se perca a especificidade do trabalho pedagógico da Escola.